terça-feira, 29 de novembro de 2011

Eletrônicos-Do lixo à reciclagem.


Vivemos na era da modernidade,em um tempo que a tecnologia vem facilitando atividades cotidianas e proporcionando melhores condições de vida.
Mas infelizmente,a utilização inconsciente e incorreta da tecnologia,pode ocasionar várias consequências,dentre elas,a poluição eletrônica.
Os resíduos eletrônicos,como computador,celulares,câmeras digitais,são equipamentos produzidos com substâncias nocivas,como metais pesados,e na maioria dos casos,acabam sendo descartados em locais poucos apropriados,como lixões e perto de lagoas e rios,por não receber um tratamento adequado,como o reaproveitamento através de um processo de reciclagem,tornando um problema ao meio ambiente e consequentemente à saúde humana.
Diante que foi exposto,é de fundamental importância que haja a conscientização do ser humano,principalmente os donos de indústrias,e os usuários da tecnologia,em relação o cuidado do planeta,para só assim amenizar tal problema e preservar o meio ambiente para as próximas gerações.

CARTAS A THEO


Meu caro irmão Theo,é inevitável deixar-lhe de contar um acontecimento que certamente ficará marcado em minha vida até quem sabe,o dia em que eu parar de respirar..
Certa manhã de inverno,peguei meu casaco e saí pelas ruas lindas da cidade a procura de alguma coisa que pudesse inspirar em meus quadros.Mas no fundo queria encontrar de alguma forma algo inovador,mas não encontrava nada além da natureza exuberante.
Resolvi voltar para minha residência,com uma solidão apertando meu peito,em saber que não tinha ninguém a me esperar.Mais quando cheguei a um quarterão de minha casa,por coincidência ou mesmo destino,encontrei uma mulher na calçada,sozinha,carregando em seu ventre uma criança.Parei ao seu lado e ela olhou para mim com uma aparência triste e de indignação,ou até mesmo com uma raiva da vida que levava.Aproximei e perguntei o que fazia tão sozinha em um inverno tão rigoroso.Esperei uma resposta,mais ela nada me disse,só abaixou a cabeça pegando uma simples sacola velha ao lado.Fiquei confuso com tal atitude,mais algo me dizia que não deveria deixar partir,buscava naquela mulher uma resposta concreta.
Aproximei novamente e ela em seguida me olhou e falou com voz baixa e cansada que a vida já não fazia sentido algum. Meu peito apertou e após essas fortes palavras,peguei em seu braço e trouxe a minha casa.Certamente muitos vão achar que pirei,mais foi um gesto nobre que os humanos deveriam seguir..
Chegando em casa,ela nada falava.Ficou quieta e acariciando sua enorme barriga.Peguei um dos quadros e discretamente comecei a desenhá-la.Terminando a arte,fui pegar um leito morno para mim e para aquela mulher tão pálida.
Mas infelizmente,para minha surpresa,voltando a sala,encontrei-a sentindo muita dor,corri para seu lado,e ela pegando e minhas mãos quase sem força,me disse com os olhos lacremejando,que sabia que ia morrer,pois descobrira a poucos meses que estava com uma grave e incurável doença,mais a minha gratidão para com ela foi algo lindo e,fechando os olhos,falou que se chamava SIEN.
Nada pude fazer,além de beijar sua testa fria e ter naquele quadro,uma lembrança inesquecível de uma manhã de inverno.

Xenofobia


Um dos assuntos que merece uma atenção diferenciada é em relação a xenofobia,que é caracterizada por qualquer tipo de ofensa direta ou indireta verbal ou física a pessoas de preferência,'diferente' ao olhos da sociedade.
Muitas pessoas,principalmente aquelas que vivem em cidades pequenas ou até mesmo em países subdesenvolvidos,acabam se deslocando para lugares em desenvolvimento a procura de oportunidades de vida,seja por meio de estudo ou trabalho,e acabam sendo vítimas de antipatia por pessoas que já vivem naquele cotidiano,sendo muitas vezes alvo de maus tratos,físicos ou morais.Uma das principais vítimas,são os nordestinos que vão para São Paulo e os brasileiros que não para à Europa e que muitas mulheres,por serem conhecidas pelo trabalho' fácil' no Brasil,acabam sendo confundidas como prostitutas.
Podemos nos perguntar,os reais motivos para tais atitudes.A idéia de competição de trabalho,o preconceito da nacionalidade,o desejo de superioridade e a falta de respeito com o próximo,sem dúvidas são os principais fatores.
Infelizmente,vivemos em um mundo competitivo e individualista,que o respeito,diálogo,compreensão e humildade,são valores que a cada dia estão sendo esquecidos pela maioria dos cidadãos.
Atualmente,há leis que adotam punições para esses tipos de crimes,mas o que percebemos é que elas existem materialmente,mais acabam não sendo cumpridas severamente perante a sociedade.
Portanto,devemos procurar soluções eficazes,como promovendo uma educação familiar e escolar,que tenha como base,princípios éticos para os futuros cidadãos,e elaborando campanhas de conscientização,para só assim amenizar esse problema mundial.